A jornada da alta performance
Como me tornar uma pessoa mais produtiva? Claramente não há uma resposta única ou definitiva, mas gosto de pensar que a produtividade não está conectada com a quantidade de coisas que você faz ou com fazer coisas em menos tempo, como a maior parte do senso comum nos diz. Ela pode ser compreendida como a capacidade de fazer as coisas certas - aquilo que é importante/relevante pra você - de forma eficiente e de acordo com os seus objetivos. Quanto mais produtivo você é, maior deveria ser seu senso de realização.
Pra chegar lá, aprendi ser importante lidar com três fatores-chaves:
O primeiro é o tempo. Mesmo sendo impossível controlá-lo, podemos gerenciar nossas escolhas em relação a ele. Para isso, comece fazendo um exercício de autoconhecimento sobre como você está utilizando suas horas. A partir daí separe-as em blocos por tipo de tarefa (ex: definição de ações, busca por conhecimento, networking, rotinas da casa, reuniões). Semanalmente reveja a dedicação em cada um deles e se proponha metas: quanto, de fato, eu quero e preciso dedicar meu tempo para isso?
O segundo é o senso de prioridade. Segundo Michael Porter, um grande guru de gestão, a essência da estratégia é escolher o que não fazer, por isso, caso seja difícil entender aquela tarefa que é mais importante ou urgente, comece definindo aquela que não é. Despriorizar algo ajuda a reduzir o número de possibilidades sobre o que escolher fazer primeiro.
O terceiro é a gestão da atenção, que aparece com frequência em diferentes estudos como um dos grandes desafios desse mundo cada vez mais dinâmico. É comum nos conectarmos com aquilo que nos engaja, por isso, é tão difícil o exercício de estar presente (de corpo e mente) em algo que não nos traz um sentimento de satisfação momentânea. Para lidar com isso evite desviar a concentração para diferentes atividades/tarefas simultâneas. Exemplo: Quando você entra em reuniões onlines, quantas abas simultâneas você mantém abertas? E, se ficar desatento(a), relembre o motivo de estar envolvido(a) naquele projeto e a relevância que ele tem para você ou para o negócio. Se não for feito, quais serão os impactos?
Por fim, vale lembrar que ser produtivo é uma jornada que começa com pequenos passos. E, nesse processo, consistência é mais importante que velocidade. Foque em ser um pouco melhor a cada dia e não se esqueça que assim como no dicionário a ação precede a motivação! Boa caminhada!