Ansiedade, uma doença moderna!

Ansiedade, uma doença moderna!

Pela convidada Edwiges Parra, Psicóloga e Colunista Você S/A.

 

Em 2011, um estudo previa que cerca de 18% dos norte-americanos sofreriam de transtorno de ansiedade.

De acordo com Dr Robert L. Leahy, Psicólogo, um dos mais respeitados terapeutas cognitivos do mundo, este número é duas vezes maior do que o índice de depressão que, apesar isso, recebe mais atenção.

Ao longo da vida, o número de pessoas que sofrerá de ansiedade será 30%. Ansiedade é algo sério que exige nossa atenção e cuidados cada vez mais.

As pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade frequentemente se descobrem incapazes de trabalhar de trabalhar de modo eficaz, de ter uma vida social, de viajar, dirigir uma carro ou de ter relações estáveis.

Além disso, tem maior tendência a fazer uso de substâncias, como álcool. O transtorno de ansiedade tem sido associado a problemas cardíacos, hipertensão, desconforto gastrointestinais, doenças respiratórias, diabete, asma, artrite, problemas de pele, fadiga e uma série de outras condições.

Há Esperança!

Como indivíduos, temos de fazer opções quanto ao modo como lidaremos com a situação.

Infelizmente, muitas pessoas deduzem que o tratamento não gerará efeito, pois acreditam que seu transtorno é a expressão de alguma falha fundamental em seu caráter, ou viveram tanto tempo nesta condição-problema que se acostumaram a ele. Ainda tentaram certos tipos de terapia (que buscam livrá-los de suas questões pessoais mais profundas) e constataram que foram ineficazes.

Um dado curioso é que parte do problema está na possibilidade lidar com pensamento de enfrentar a ansiedade já é em si muito assustador. Estudos tem demonstrado que cerca de 70% das pessoas que sofrem de ansiedade não fazem ou recebem um tratamento inadequado. Logo esses problemas tendem a se agravarem de tal forma, podendo com o tempo tornarem sensivelmente debilitantes, levando ao alcoolismo ou ao abuso de drogas, à depressão e à incapacidade funcional. Se não tratado, um transtorno de ansiedade pode ser uma das mais devastadoras condições de que um indivíduo pode sofrer.

A Psicologia moderna aprendeu muito sobre a ansiedade nas últimas décadas. Por exemplo, como ela opera no cérebro, e a natureza dos padrões comportamentais que ela gera. Todo esse processo cognitivo-comportamental por meio do autoconhecimento é viabilizado por meio da terapia, pois ajuda a pessoa entender o papel que a ansiedade desempenha em sua vida.

Compreender esse papel é fundamental para lidar com a emoção de ansiedade, permitindo estabelecer uma vida mais funcional com qualidade e bem-estar físico e mental.