Atenção à saúde mental das mulheres no ambiente de trabalho

Atenção à saúde mental das mulheres no ambiente de trabalho

Pela convidada, Dra. Renata Lage, Médica Psiquiatra.

No mês de março, temos o Dia Internacional da Mulher, o que nos traz a oportunidade de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e sobre as persistentes desigualdades entre homens e mulheres, que estão presentes em diversos contextos da sociedade. Infelizmente, no ambiente de trabalho não é diferente, por ser historicamente um espaço dominado pelos homens, as mulheres encontram maior resistência à equalização de direitos.

Segundo dados do IBGE, quando tomamos como base a população de 25 anos ou mais, temos um percentual maior de mulheres em relação a homens com ensino superior completo, e apesar disso, as mulheres ainda recebem menores salários e estão em menor número em cargos gerenciais em relação à população masculina.

Uma pesquisa americana realizada em 2018, mostrou que esse tratamento injusto no trabalho é uma das principais causas de adoecimento mental no meio corporativo. Dentro das empresas, as mulheres possuem um maior risco do que os homens de passar por situações de assédio, de favoritismo e de violência, além de ter remuneração desigual.

Sem falar que mais mulheres do que homens sofrem com a jornada dupla, ou seja, ter um emprego e ter que cuidar da casa e da família. Esse cenário faz com que, atualmente, as mulheres sejam as mais afetadas pelo Burnout, a síndrome do esgotamento profissional.

As mulheres devem estar, portanto, sempre atentas à própria saúde mental e lembrarem que, ainda que sejam, naturalmente, fortes e resilientes, cuidar do bem estar emocional é um dos pilares para ter uma vida mais feliz e mais produtiva.

Enfatizo, pois, a importância de as corporações buscarem ativamente por estratégias que visem equalizar as oportunidades entre os gêneros, e também, reduzir os níveis de assédio e de violência dentro do ambiente laboral, porque assim teremos um clima mais favorável ao bem estar emocional de todos os trabalhadores, para que possam desenvolver seu potencial com equidade.