Segurança e Compliance dois aspectos que não podem ficar de fora do seu carnaval
Por Vitor Santos, Consultor Técnico da Heach.
Cada vez mais percebemos o incremento nas medidas de segurança (orgânica, pessoal, virtual, etc.), bem como nas ações voltadas para a melhoria da imagem (pessoal ou empresarial) no tocante à condutas éticas e morais aceitas e esperadas pela sociedade. Dessa forma, a função Compliance no mundo corporativo vem se mostrando como uma das principais ferramentas para se alcançar tais objetivos.
Entretanto, algumas pessoas de maneira equivocada encaram o Compliance como uma função vinculada apenas ao trabalho, como se houvesse um interruptor que pudesse ser ligado ao entrar no serviço e desligado ao sair. Se esquecem de que suas ações, comentários, postagens em redes sociais fora do ambiente laboral deve continuar evidenciando a mesma postura e conduta ética. Caso contrário, colocam em risco a sua imagem e reputação.
Exemplo foram os brasileiros demitidos por justa causa, após a circulação de um vídeo na internet onde apareciam assediando uma mulher russa (durante a copa de futebol de 2018) com termos ofensivos de cunho sexual, causando revolta dos internautas e repúdio do governo.
O carnaval 2020 está próximo e culturalmente é tratado como o período do “pode tudo, pois é carnaval”, mas cuidado, durante a diversão não “desligue” sua função compliance, principalmente em um evento desta magnitude.
E por fim, previna-se contra a engenharia social (origem das bebidas, utilização de wifii público, uso de cartões por aproximação para pagamentos, conferência de veículos e motoristas de aplicativos, dentre outras). Ou seja, ingredientes do Compliance a serem usados durante o carnaval. Análise de Risco e Código de Conduta.