Coluna do Especialista: Educação e Escolhas Financeiras Conscientes

Coluna do Especialista: Educação e Escolhas Financeiras Conscientes

Pela convidada Sandra Helena Rosa Kwak, Superintendente no Sicoob Central ES.

Vivemos em um mundo que exige novos e contínuos aprendizados. Mas existem competências básicas necessárias para toda a jornada profissional e existencial. Uma delas é saber lidar com os recursos financeiros, protegendo e potencializando seu patrimônio. Aqueles que não sabem lidar com o que ganham, dificilmente terão sucesso financeiro.

Portanto, adotar um planejamento financeiro pessoal é extremamente necessário e vai além de controlar receitas e despesas e passar a poupar. É preciso conhecer os elementos envolvidos na vida financeira e tomar decisões estratégicas.

É fundamental aprender a lidar com o dinheiro, administrá-lo com eficiência para suprir suas necessidades e desejos no presente e no futuro. Para fazer escolhas financeiras virtuosas é preciso entender que elas são influenciadas pelos aspectos racionais, emocionais e espirituais.

Racionais pois envolve o conhecimento que se tem sobre o dinheiro, juros (passivos ou ativos), inflação, riscos, fluxo de caixa e produtos e serviços financeiros.

Aspectos emocionais são ligados aos estímulos afetivos e a capacidade de controlar seus atos diante desses estímulos nos momentos de decisão de consumo, de tal forma que não aja antes de avaliar qual a melhor decisão.

Já os aspectos espirituais envolvem as crenças que se tem sobre riqueza e felicidade. Crer que ganhar bem é diferente de ser rico, que existem pessoas endinheiradas que não são felizes, assim como existem pessoas que têm uma vida humilde e são felizes.

Portanto, é preciso refletir sobre o que lhe faz feliz e seus objetivos de vida. Compreendendo o dinheiro como um recurso para realizar sonhos, adotam-se atitudes conscientes e esforços que lhe permitem atingir os planos em cada uma das fases da vida financeira:

  1. Fase dos Sonhos: momento das primeiras conquistas financeiras, atreladas às realizações básicas, que lhe proporcionarão segurança financeira.
  2. Fase da Acumulação: momento de guardar parte dos ganhos para usufruir no futuro. Este ato de poupar deve ser executado imediatamente após o recebimento das receitas, e antes de pagar as despesas de custeio, pois reforça o quão importante é a realização dos sonhos.
  3. Fase do Desfrute: momendo de usufruir dos benefícios das decisões financeiras executadas nas fases anteriores e passar a viver despreocupado em trabalhar.

Não importa a fase da sua vida financeira ou o quanto ganha. Buscando conhecimento, fortalecendo suas crenças sobre a verdadeira riqueza e fazendo escolhas financeiras mais assertivas, você terá mais chances de prosperar, realizar seus sonhos e ser uma pessoa mais feliz.