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7 passos para definir a cultura da empresa

Para ter assertividade nos processos de contratação dentro das corporações, é preciso levar em consideração a cultura da empresa. Para isso, é preciso saber identificar essa cultura dentro das organizações e saber utilizá-la favoravelmente no trabalho desenvolvido pelos departamentos de recrutamento e seleção.

Neste post, vamos explicar melhor o que é a cultura empresarial e dar algumas orientações para implementá-la nos processos de contratação das empresas.

1. Identificar a cultura da empresa

A cultura organizacional é o conjunto de valores e condutas que norteiam a gestão da empresa, ou seja, é o modo como a empresa se relaciona com os seus públicos: colaboradores, clientes e fornecedores.

Muitas vezes, não há formalização dessa cultura. Cabe aos diretores e gestores de recursos humanos (RH) identificarem-na por meio da análise de como é realizado o trabalho.

2. Analisar as características da empresa

Inicie a análise com o levantamento das características da empresa, ou seja, quais posturas que a empresa preza em suas relações, em termos de qualidade, preço, prazo, atendimento personalizado, entre outras.

3. Pesquisar as competências dos colaboradores

O levantamento das competências comuns dos colaboradores é fator de identificação da cultura da empresa, principalmente em momentos de resolução de conflitos, já que os colaboradores são papel fundamental na implementação e propagação da cultura organizacional.

4. Entender o modo de pensar de todos na empresa

Antes de definir a cultura da empresa, é fundamental levantar opiniões de todos os que pertencem a ela, desde os níveis gerenciais até os operacionais. Assim, você conseguirá entender corretamente as expectativas de cada grupo de colaboradores e poderá inserir esses dados nos processos de recrutamento e seleção dos novos funcionários.

5. Definir a cultura organizacional

Após a análise das características da organização e de seus colaboradores, vem o momento de definir a cultura da empresa, que pode ser resumida em sua missão, visão e valores.

A missão da empresa define a finalidade da sua existência. A visão mostra aonde ela quer chegar em determinado tempo. Os valores são as características que norteiam as relações de trabalho.

6. A comunicação da cultura da empresa

Após a definição da cultura da empresa, surge o momento de disseminá-la para todos os envolvidos com a empresa. Isso pode ser feito por meio dos canais oficiais de comunicação da empresa e também por meio de treinamentos e reuniões entre os departamentos.

O líder assume papel de destaque na consolidação da cultura da empresa, porque ele é influenciador e motivadordireto de seus subordinados, podendo estimular o desenvolvimento das competências requeridas pela organização.

7. A importância da cultura organizacional

Recrutamento, seleção e treinamento de novos colaboradores são processos que geram investimentos de tempo e recursos para a empresa, por isso a contratação de colaboradores de maneira correta auxilia na continuidade do trabalho e no crescimento da empresa.

Quando há uma cultura instituída na empresa, o recrutamento de competências compatíveis a torna-se mais simples, cabendo ao profissional de RH apenas selecionar as pessoas que se identificam com ela, diminuindo a rotatividade e retendo talentos. Estar alinhado com a cultura da empresa é apenas uma das estratégias para ter sucesso nas contratações.

Fonte: Passa no RH - 99Jobs.com
10/05/2016


 

         


 
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