• A Heach
  • Serviços

  • Oportunidades
  • Cursos

  • Vídeos

  • Blog

  • Login

  • Heach Week



Dúvidas frequentes sobre os processos seletivos – como resolver?

“O que devo escrever no meu currículo?”, “Levar currículo impresso é brega?”, “Que roupa eu visto?”, “Quantas etapas tem isso?”…

Essas são apenas algumas das perguntas que passam pela cabeça das pessoas que estão indo para uma entrevista na sua empresa! Empresas essas que vivem buscando candidatos “fora da curva” – na verdade, cada um chama de um jeito: “que pensam fora da caixa”,  “que têm brilho nos olhos”… a demanda é por pessoas inovadoras e que têm energia para crescer e aprender.

Cada processo seletivo tem suas particularidades, mas na maioria das vezes, as dúvidas são bem comuns. Com base em nossa pesquisa mais recente, onde recebemos informações de mais de 3.000 jovens, conhecemos um pouco mais sobre as questões que os afligem nesse momento para compartilhar com você aqui 🙂

Por que não me enviaram um feedback ao final do Processo?

Pode parecer que receber um retorno sobre a participação em um Processo Seletivo seja uma prática recorrente, entretanto, muitos jovens ainda questionam o motivo pelo qual as empresas não fornecem tais informações, principalmente nos casos de reprovação.

O feedback nada mais é do que a devolutiva das informações apuradas ao candidato ou apenas o seu status no Processo: aprovado, reprovado, stand by, etc. No momento em que um jovem é selecionado para um Processo Seletivo, criam-se expectativas, anseios e planos. Deixá-los aguardando por semanas a espera de um retorno, que não acontecerá, causará um mal estar desnecessário e pode manchar a imagem da empresa para com os candidatos.

O interessante é permitir ao candidato se conhecer com relação as suas competências e ao que necessita aprimorar. Caso não seja possível tal detalhamento, informar o status final dentro do processo sinalizará o respeito da empresa pelos candidatos.

Lembrando que o candidato será um agente de divulgação da empresa, e certamente falará bem dela quando esse cuidado for tomado.

O que eu preciso conhecer? Os testes aplicados são eficientes?

Em primeiro lugar é essencial que sejamos transparentes com os candidatos em relação ao perfil desejado e as atividades a serem desempenhadas em cada posição, só assim o candidato terá certeza de que está se aplicando para a posição certa.

Cada vez mais as empresas têm se dedicado a aumentar a qualidade de seus Processos Seletivos e garantir a qualidade técnica e comportamental das pessoas contratadas, por estes motivos, os processos estão mais estratégicos e, adicionalmente às entrevistas, algumas organizações utilizam testes técnicos (como inglês, raciocínio lógico, teses voltados as vagas) ou comportamentais, como instrumentos de avaliação dentro da seleção.

Entretanto, em meio a tantas etapas, os candidatos sentem-se um tanto perdidos com o real sentido de cada uma delas, por isso, recomenda-se que as empresas deixem claro o objetivo e também o que será avaliado em cada uma delas. Assim, o candidato se sentirá mais seguro e confortável para realizar essa etapa.

Por que os Processos Seletivos são compostos por inúmeras etapas?

Os Processos Seletivos atuais são compostos por diversas etapas e elas nada mais são que métodos para avaliar e identificar o perfil de cada candidato. Algumas empresas utilizam-se de métodos mais tradicionais como análise do currículo e entrevistas, enquanto outras são adeptas de métodos mais específicos como a aplicação de testes, dinâmicas situacionais, entrevistas presenciais e virtuais.

Não há certo ou errado! O importante é que as etapas de seleção se adequem às características da empresa e ajudem a validar as competências necessárias, conhecendo o jovem além do currículo.

Algumas empresas optam por divulgar aos candidatos o cronograma, contendo as etapas e duração de cada uma delas, dentro do Processo Seletivo. Trata-se de uma ação bem vista e desejada por muitos dos jovens. Além de fornecer orientação sobre sua posição dentro do Programa, isso pode reduzir a ansiedade do candidato sobre: “quais serão as próximas etapas?”, “o que mais tenho que fazer para finalizar o processo?”, “quando será a próxima etapa?”. Fica a dica!

O que vestir no momento de uma entrevista?

Essa é uma grande dúvida, principalmente dos jovens que buscam o primeiro emprego e pouco participaram de Processos Seletivos.

Cada empresa possui um dress code específico. Alguns mais formais e outros mais alternativos. Sempre sugerimos que os candidatos procurem saber mais sobre a empresa, a cultura e o dress code praticado. Entretanto, também aconselhamos que a empresa informe ao candidato a forma mais adequada dele comparecer a uma etapa presencial, isso pode ocorrer durante um contato telefônico ou via e-mails informativos.

Fonte: Passa no RH - 99Jobs.com

09/05/2016


 

         


 
Heach Recursos Humanos

FALE CONOSCO

Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos