• A Heach
  • Serviços

  • Oportunidades
  • Cursos

  • Vídeos

  • Blog

  • Login

  • Heach Week
  • Carreira Heach



Saiba qual é o emprego mais desejado pelos jovens brasileiros

O que significa um emprego dos sonhos para os jovens? Um lugar para desenvolver suas habilidades, um espaço para conquistar reconhecimento profissional ou um ambiente para ampliar seu networking? Todas as anteriores.

Neste post, vamos mostrar para você, profissional de Recursos Humanos, quais as principais características desejadas pelos jovens em um emprego para que você consiga sucesso nos processos de recrutamento e de seleção desse público tão importante para o mercado.

Vamos lá?

Conceito no mercado

O primeiro aspecto que muitos jovens observam ao procurar por um emprego é a possibilidade de fazer parte de um time de renome no mercado. Por isso, as empresas que têm um nome forte, com uma história bem conhecida, um legado de sucesso e uma contribuição para o país estão entre as opções mais cobiçadas de quem está ingressando no mercado profissional.

Os jovens buscam um crescimento de carreira, por isso, observam também as relações que a empresa tem com os colaboradores, as práticas de salários e as cargas horárias ofertadas, além do ambiente e dos benefícios — como vale cultura, plano de saúde, gratificações e bônus.

Cultura antenada

Outra característica que os jovens priorizam na procura por um emprego dos sonhos é se ele está alinhado com os valores que eles defendem em suas vidas. Empresas que prezam por conceitos como sustentabilidade e engajamento social costumam se destacar na preferência dos jovens.

Esses profissionais recém-chegados ao mercado vêm de uma cultura em que a valorização profissional é fundamental. Por esse motivo, as relações de trabalho devem respeitar a individualidade de cada um e também proporcionar desafios para o seu desenvolvimento, afinal, eles costumam estar com muitas ideias de inovação e de trabalho em equipe.

Além disso, locais de trabalho mais descontraídos, que permitem maior liberdade na escolha de roupas e que oferecem espaço para intervalos menos restritivos e lanches agradáveis, por exemplo, estão entre os mais buscados, exatamente por proporcionar a valorização das individualidades além da execução do trabalho.

Plano de carreira

Empresas que ofertam planos de carreiras são as preferidas pelos jovens. Isso porque eles pensam em crescer dentro da empresa, conquistando mais degraus em sua profissão. O plano de crescimento profissional dentro de uma empresa é item de motivação e de retenção de talentos, mas, infelizmente, poucas organizações se deram conta disso.

Salários e benefícios

Na busca por um emprego, os benefícios chegam a ser mais importantes do que o salário em si, pois agregam valor e qualidade de vida ao trabalho. Planos de bônus e de prêmios por bom desempenho, por exemplo, são fatores altamente motivacionais e que fazem o maior sucesso.

Hoje, os jovens procuram benefícios que estejam de acordo com seus objetivos de vida e que valorizem seu trabalho para que continuem se desenvolvendo e agregando valor à empresa como um todo.

Cabe a você, profissional de Recursos Humanos, criar políticas de benefícios de acordo com as expectativas de cada grupo de colaboradores. Por exemplo, os jovens se preocupam mais com benefícios ligados a cursos, já os mais experientes valorizam previdências.

Liberdade e horários flexíveis

As características mais presentes no emprego dos sonhos dos jovens é ter liberdade e flexibilidade de horários. Estes profissionais valorizam a informalidade na criação de rotinas.

Isso — claro! — deve seguir regras e ter supervisionamento, mas precisa estimular também a criatividade e o comprometimento. Vale a pena pensar em estratégias voltadas para isso em sua empresa.

As empresas em que os jovens brasileiros mais sonham em trabalhar são as que se destacam nos aspectos que mencionamos. As justificativas relacionadas ao tipo de trabalho são principalmente as que citamos acima no texto, além da possibilidade de desafios constantes e da inovação.

Fonte: Passa no RH - 99Jobs.com

12/05/2016


 

         


 
Heach Recursos Humanos

FALE CONOSCO

Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos