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Afinal, qual o perfil do candidato ideal para a minha empresa?

A contratação de um profissional para uma empresa requer uma série de cuidados que você, gestor de Recursos Humanos, precisa ter para encontrar o perfil do candidato ideal. Isso porque organizar-se no trabalho e saber quais as características devem ser levadas em conta para minimizar os erros ajudam no reconhecimento profissional. A seguir, acompanhe algumas dicas que separamos te ajudar a definir o perfil do candidato certo para a sua empresa!

Esboce o perfil do candidato ideal

Antes de tudo, é preciso que você e o gestor da área onde o futuro profissional irá atuar desenhem a vaga, ou seja, criem um guia com todas as especificações necessárias para alcançar o objetivo esperado, de forma alinhada ao planejammento estratégico da empresa.

Aqui é preciso pensar em quais são as competências necessárias:

– Formação desejada;

– Experiência esperada;

– Habilidades exigidas;

– Expectativa salarial.

Feito isso, alguns aspectos devem ser avaliados. Veja quais são os principais:

Compatibilidade com a cultura da empresa

O perfil do candidato ideal deve estar ligado com a cultura da sua empresa. Você deve ficar atento se eles têm as características que são fundamentais para a empresa e se seus objetivos futuros têm ligação com o que a organização pretende para o futuro, caso contrário, depois de pouco tempo essa pessoa irá embora e você precisará realizar nova contratação, tendo perdido tempo e recursos.

Nas entrevistas de emprego, deixe o candidato falar sobre seus costumes e objetivos, analisando se ele se adaptará bem a cultura e ao dia a dia da empresa pois, somente assim, os resultados serão efetivos.

Capacidade técnica

É importante ficar atento não apenas ao currículo do profissional – muitos inserem suas formações acadêmicas, porém não têm experiência, já outros têm muita experiência e pouca formação técnica. Nesses casos, deixe o candidato contar sobre seus últimos trabalhos e realizações, mesmo que tenham sido desenvolvidos em ambientes acadêmicos, para que você possa observar quais conhecimentos técnicos foram usados e como ele agiu nos momentos nos quais esse conhecimento possa ter faltado. Testes práticos elaborados junto ao gestor da área são muito bem-vindos e realmente ajudam nessa análise.

Vale ressaltar que o perfil do candidato ideal muitas vezes pode não ser aquele que tem muitos cursos, mas sim aquele que tenha as habilidades que o mercado exije.

Histórico profissional

Entender melhor como foram as experiências anteriores do profissional é uma dica valiosa para encontrar o perfil do candidato ideal. Entender quais foram suas atribuições, desafios e os motivos de suas escolhas ajudam muito a conhecer o profissional “além do currículo”. Muitos profissionais de RH não fazem essa pesquisa, que pode trazer muitas informações ricas e agilizar o processo. Por isso, destine um tempo extra para essa verificação e potencialize seu trabalho.

Não apresse o processo seletivo

Os gestores das vagas normalmente têm pressa para a contratação e, nessa pressão, acabam deixando passar alguns passos importantes do processo seletivo. Tenha em mente que, durante as formalidades e burocracias exigidas, é possível observar melhor possíveis falhas e desacordos entre o perfil do candidato e o que a empresa espera.

Encontrar o perfil do candidato ideal é entender qual dos candidatos está determinado a crescer junto com a empresa. Aquele que, além das competências técnicas esperadas pelas especificações da vaga, também esteja disposto a encarar desafios, seja motivado e otimista, goste de trabalhar em equipe e que queira fazer diferença.

Fonte: Passa no RH - 99Jobs.com

16/05/2016


 

         


 
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