• A Heach
  • Serviços

  • Oportunidades
  • Cursos

  • Vídeos

  • Blog

  • Login

  • Heach Week



Não fique para trás: 5 tendências de RH para acompanhar

Seja a sua empresa uma grande organização ou um micro-empreendimento com um time de menos de 5 pessoas, é inegável que a gestão de RH é um dos fatores mais importantes para o seu sucesso, já que é a área que cuida da contratação e da manutenção da sua equipe.

Em tempos de mudanças cada vez mais velozes e intensas, é essencial estarmos ligados nas tendências e nas oportunidades de otimização do trabalho e do processo de gestão. Por isso, separamos as principais — e mais recentes — tendências de RH para que você se informe, se atualize e aplique as mais relevantes no seu negócio. Tudo para alcançar um novo nível na gestão dos Recursos Humanos.

Vem com a gente e fique por dentro do que promete ser revolucionário e essencial para as áreas de RH nos próximos anos.

binder-book-desk-exam-Favim.com-3430829

Flexibilização

Vivemos um momento único e novo no que diz respeito à relação das pessoas com a empresa. Hoje em dia, o lema é “viva primeiro, trabalhe depois”. O trabalho aparece, então, como um meio para conquistar realizações pessoais e, por isso, é importante que as organizações encontrem modelos que prezem por um equilíbrio entre produtividade e vida pessoal e, sobretudo, que ofereçam flexibilidade e espaço.

Se as pessoas buscam hoje mais tempo para usufruir de momentos com a família, viagens e realizações, é importante dizer também que, por esses motivos, elas procuram realizar tarefas e cumprir objetivos com mais eficiência e direcionamento.

Portanto, encontrar um modelo de trabalho que ofereça possibilidades e caminhos pode ter resultados surpreendentes.

A Geração Z

É a geração formada por quem nasceu entre 1995 e 2010, ou seja, aqueles que estão entrando agora no mercado de trabalho. Toda chegada de uma nova geração pode ser cheia de conflitos por causa de uma nova visão de mundo e de uma nova postura diante dos desafios e das lideranças.

A geração Z se porta de maneira ousada e inovadora, buscando empresas cujos valores e cultura tenham um significado pessoal e uma afinidade com a sua própria vida. Assim, eles propõem novos modelos e abordagens para o trabalho — por exemplo, a comunicação por meios tecnológicos, novos horários e home office (ou trabalho remoto).

Estes jovens podem e prometem ser membros importantes para dinamizar processos da sua equipe. Por isso, é fundamental cuidar para que a relação e a integração com outras gerações se dê de forma fluida e tranquila.

Millennials

É a hora e a vez dos Millennials assumirem posições de liderança. Para entender os impactos disso na empresa, é importante saber quem eles são. Nascidos entre 1977 e 1992, eles fazem parte de uma geração que não está tão preocupada com a estabilidade ou com a construção de uma reserva financeira muito volumosa.

Os Millenials pensam em mudar de emprego em média 5 a 8 vezes ao longo da carreira, acreditam na importância das mudanças e que a realização profissional tem mais relação com conquistas significativas para a sociedade do que com status.

O desafio é reconhecer os bons profissionais e construir uma relação duradoura, pautada na lealdade.

Tecnologia

Os avanços da tecnologia e seus impactos nas organizações são uma das tendências de RH mais importantes da atualidade. Com as diversas possibilidades de integração de informação, de comunicação em tempo real e de conectividade, é essencial cuidar para que essas ferramentas não virem um empecilho.

Atualmente, é muito comum que as pessoas se sintam pressionadas a estar sempre disponíveis, ainda que virtualmente e mesmo fora do horário comercial. E isso é um problema que precisa ser evitado a todo custo.

Recrutamento

O recrutamento via redes tem crescido exponencialmente e, se bem explorado, permite conhecer um número maior de possibilidades, selecionando aquelas que mais se encaixam no perfil da vaga.

Como as redes disponibilizam um leque muito maior de informações, inclusive pessoais, é importante manter os critérios para contração bem claros, não se deixando influenciar por informações irrelevantes. Em um momento em que encontrar e manter jovens qualificados está cada vez mais difícil, a transparência em todo o processo é um ponto a favor. Para deixar seu processo ainda mais otimizado, é possível usar ferramentas para gestão de processos seletivos, que te permitem não só divulgar vagas mas também gerenciar todas as etapas do seu processo seletivo.

Fonte: Passa no RH - 99Jobs.com

19/05/2016


 

         


 
Heach Recursos Humanos

FALE CONOSCO

Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos Heach Recursos Humanos